segunda-feira, 23 de abril de 2007

Educação Inclusiva: A Prática na Escola

Educação Inclusiva: A Prática na Escola
Para refletir e conhecer o trabalho de uma educadora de deficientes visuais
Entrevistada : Professora e Especialista em Deficiência Visual – Vanda Lima Michelon
Escola Estadual Ione Campos dos Santos – 23ª CRE – Vacaria RS
1-A deficiência visual limita, mas não impede a pessoa de levar uma vida normal?
Explique.A deficiência visual limita sim, pois segundos os estudiosos aprendemos, ou melhor, nosso aprendizado acontece 90% através da visão.A criança cega pode ser mais prejudicada se a figura da mãe não estiver envolvida num programa de estimulação precoce.A criança precisa formar imagens mentais sobre os objetos que a rodeiam e dos objetos de estudo através do tato.De acordo com Piaget, as imagens mentais ajudam na formulação de operações do pensamento, assim limitações do sistema de imagens pode afetar o processo cognitivo. A CRIANÇA CEGA USA O TATO PARA FAZER ESSA CONSTRUÇÃO DE IMAGENS MENTAIS, TODO O SEU APRENDIZADO SE DÁ ATRAVÉS DO TATO.
2 - Quais os tipos de deficiência visual?
Os DVs são divididos em dois grupos: cegos e portadores de visão subnormal, a classificação tem sido feita à partir da Acuidade Visual:sendo cego aquele que dispõe de 20/200 de visão do melhor olho; e portador de visão subnormal aquele que dispõe de 20/70 de visão nas mesmas condições.
3 – Sua escola possui laboratório para o uso da tecnologia com deficiência visual?
Não, a sala de recursos de Deficientes Visuais possui dois computadores com o programa DOSUOX, que os alunos utilizam quando é possível, ou não tenham trabalho da sala de aula do ensino regular para fazer.
4 - Quais são as tecnologias assistivas que auxiliam o deficiente visual no seu dia-a-dia?
A bengala, o sorobã, a reglete, a punção
5 - O que é o sistema Braille?
Louis Braille concebeu um sistema de escrita e leitura, que consiste em seis pontos em relevo permitindo obter sessenta e três combinações diferentes.Representa as letras do alfabeto, sinais de pontuação, números, notação cientificas e musicais. Pode se rescrito pela própria pessoa cega e por ela lido através do tato.
6 - O braille passou para muitos a ser um segundo recurso ou quase a ser uma mera recordação, após o surgimento dos recursos informáticos?
Penso que o Braille jamais deverá ser usado como segundo recurso, pois a informática não é de acesso comum; e como o cego faz quando vai ao supermercado, viaja, falta luz e precisa se utilizar da escita e dos números?
7 - Qual a importância do Braille e qual é do papel das novas tecnologias?
O Braille sempre será de grande importância para os cegos pois é um principio, e a tecnologia veio para a inclusão digital e para facilitar a vida do PDV que tem como profissão direito (advogado), que utilizam palavras e informações.
8- Que recursos sua escola possui para o atendimento de deficiência visual?
A escola possui em sua sala tudo o que precisa para auxiliar o deficiente visual como: bengalas, regletes, punções, livros em Braille, livros falados, alfa Braille, máquinas Braille, Revista Veja em CD, mapas, tabelas periódicas em alto relevo, brinquedos pedagógicos, dois computadores, livros pedagógicos em Braille e ampliado.
9- Qual a metodologia que a escola e/ou professor utilizam para alfabetizar DV?
A metodologia da escola para alfabetizar é o método tradicional das partes para o todo.
10- O que representa para você trabalhar com DV?
A realização de um sonho pois tenho uma amiga PDV e sempre desejei ajudá-la. Hoje, além desta amiga posso ajudar muitas outras pessoas.
11-Você foi preparada para trabalhar com DV?
Sim. A principio tive a vontade de ajudar em seguida apareceu a oportunidade e fiz Pós-graduação em Deficiência Visual – Especialização na Área de Deficiência Visual na PUC-RS
Grupo 06

Um comentário:

Letícia disse...

Vanda:?
Adorei seu blog! Pude tirar muitas dúvidas!
Tenho interesse em cursar a pós em Deficiência Visual também, mas ainda não consegui encontrar o curso nas universidades de SP.
Onde vc conseguiu estudar?
Se puder dar uma mãozinha pra mim , ficarei muito grata!

Até mais,
Letícia Ruiz