sábado, 21 de abril de 2007

Conhecendo algumas ferramentas




O vitual Vision é o programa que permite aos defeicientes visuais utilizar o ambiente windwos, seus aplicativos Offices e a navegar pela Internet. Utiliza o DeltaTalk a tecnologia de síntese de voz desenvolvida pela MicroPower, granatindo a qualidade de audio, sendo o melhor sintetizador de voz em protuguês no mundo.


Braille Creator- Elaborado para ambiente windows, o programa contém tabelas de abreviaturas, podendo ser criado a sua própria tabela.




O Skype é um programa livre que usa a tecnologia “pair two pair” para trazer e oferecer uma comunicação de alta qualidade via voz. Com ele você realiza conversas de voz em tempo real com uma ou mais pessoas ao mesmo tempo. Além disso o Skype não é um programa complicado, dispensa configurações técnicas, funciona com qualquer tipo de acesso Internet, é em português e gratuito. É possível associar Skype a chamar “links” e permitir que o usuário que esteja simplesmente dentro de um e-mail, ou num website, possa chamar alguém diretamente, ou adicionar um botão no website ou assinatura de e-mail.
Ele funciona de modo semelhante a um software de mensagens instantâneas, mas pode armazenar recados de voz quando o usuário estiver ausente (de forma semelhante a uma
secretária eletrônica).

JAWS - Programa desenvolvido pela empresa norte-americana Henter-Joyce, pertencente ao grupo Freedom Scientific. O Jaws para Windows é um leitor de telas que permite facilmente o acesso ao computador a pessoas cegas ou amblíopes. Com o Jaws, qualquer usuário deficiente visual pode trabalhar tão ou mais rapidamente do que uma pessoa que veja normalmente, utilizando teclas de atalho. Estima-se que atualmente a quantidade de usuários deste programa esteja em torno de 50.000, espalhados por vários países. É um software de fácil utilização, eficiente e a velocidade pode ser ajustável conforme o nível de cada usuário.

DOSVOX - O software consiste de um sistema para computadores da linha PC que se comunica com o usuário através de síntese de voz. "Ele viabiliza o uso de computadores para o portador de necessidades visuais, que passa a ter independência no estudo e no trabalho", explica o coordenador do Núcleo de Educação Especial da UFJF, professor Carlos Alberto Marques.
O sistema, desenvolvido pelo Núcleo de Eletrônica da UFRJ, conversa com o deficiente visual em português. O DOSVOX é composto por sistema operacional, sistema de síntese de fala, formatador para braille, agenda, calculadora, preenchedor de cheques e jogos. Além de ampliar as telas para pessoas com visão reduzida, ele contém ainda programas para educação de crianças com deficiência visual e programas sonoros para acesso à internet.

Nenhum comentário: